O que é abstinência alcoólica e qual o tratamento?
09/11/2021
Também conhecida por síndrome da abstinência alcoólica (SAA), é composta por diferentes sintomas que se apresentam em pacientes que são dependentes do álcool e param de fazer o uso da substância de repente.
Em alguns casos o processo de abstinência é bem severo, podendo trazer consequências graves para o paciente, além de dificultar a recuperação do vicio.
É importante frisar que pessoas que fazem uso de álcool de forma social e ocasional não apresentam abstinência alcoólica.
No artigo de hoje vamos conhecer as causas e sintomas da abstinência alcoólica e também qual o tratamento. Nos acompanhe na leitura.
Causas
A principal causa da abstinência alcoólica é a suspensão do consumo de forma abrupta. Ela atinge pacientes que são dependentes da substância e consomem de forma abusiva.
O álcool afeta o sistema nervoso do ser humano de diferentes formas, e interrompe a comunicação entre as células nervosas que afeta por meio de neurotransmissores.
Quando o dependente químico deixa de ingerir álcool, os neurotransmissores voltam a circular e o paciente começa a apresentar os sintomas.
Sintomas
Entre os principais sintomas, podemos destacar:
- Suor intenso
- Tremores
- Náuseas e vômitos
- Coração acelerado
- Irritabilidade
- Nervosismo
- Ansiedade
- Dificuldade de raciocínio
- Dor de cabeça
- Palidez
- Cansaço
Em uma abstinência mais severa o dependente pode ter oscilações na pressão arterial, febre, dificuldade de respirar, ficar muito agitado e ter convulsões e alucinações.
Tratamento
A dependência em álcool é uma doença e requer acompanhamento médico, geralmente feito em casas de recuperação.
Parar sozinho de consumir álcool quando se é dependente pode trazer sintomas que o paciente não conseguirá lidar sozinho. Por isso é recomendado que o dependente trate seu vicio com auxílio de uma equipe especializada, com médicos, psicólogos e psiquiatras.
Somente os médicos especializados poderão recomendar a forma correta e segura para lidar com a abstinência do álcool.
Se a pessoa ainda não tiver se tornado dependente total do álcool, pode tentar se tratar em casa, com medicamentos de uso comum, e com muita paciência de familiares que estiverem presentes nesse período delicado.
Em casos mais graves é recomendado o uso de medicamentos para controlar as alucinações e convulsões.
A terapia é utilizada para que o paciente não retome a prática de beber compulsivamente, ou seja, não tenha uma recaída do vício.
A síndrome da abstinência pode ser diagnosticada por meio de exame clínico, por um médico. Esse médico também pode solicitar alguns exames de sangue para saber quais foram os prejuízos que o alcoolismo trouxe para a saúde do dependente.
Geralmente, depois disso são receitados anticonvulsivantes e antipsicoticos para controle dos sintomas. Alguns médicos receitam também suplementos vitamínicos porque é bem comum os dependentes apresentarem deficiência nas vitaminas e sais minerais, que são importantes para o organismo.
O tratamento de abstinência alcoólica tem a função de reduzir a vontade da pessoa de beber e começar a prepará-la para continuar a caminhar por conta própria, sem precisar de acompanhamento médico para permanecer longe do álcool.
A internação em uma clínica de recuperação é importante, principalmente quando os sintomas são mais intensos, pois em espaço adequado, o paciente será monitorado o tempo todo.
O Instituto Abraão tem o melhor tratamento para dependência química, com um atendimento 24 horas para a família e o paciente dependente químico.