Cocaína: como encontrar uma clínica de recuperação para o tratamento?
23/10/2020
Dados recentes mostram que o Brasil é o segundo país com mais usuários de cocaína no mundo: são aproximadamente 1,46 milhões de brasileiros. Este número tem crescido ao longo das últimas três décadas e passou a ser um problema de saúde.
E uma situação dessa magnitude precisa de um tratamento sério e eficaz, como a internação em uma clínica de recuperação. Mas como isso funciona? Como encontrar o espaço ideal? Entenda agora.
Como a cocaína age no corpo?
O consumo dessa droga pode se dar de três de formas: inalada, injetada ou fumada. Ela é absorvida rapidamente pelo corpo, atuando no sistema nervoso central. A pessoa começa a sentir os efeitos quase de imediato e eles costumam durar de 30 a 60 minutos. O uso dessa substância causa:
- Sensação de euforia
- Sensação de prazer
- Sensação de alerta
- Impulsividade
- Autoestima
- Alucinações
- Sensação de perseguição
- Agressividade
- Taquicardia
- Tremores
- Olhos dilatados
- Falta de apetite
- Tensão muscular
Quando um usuário consome uma quantidade grande de cocaína, há o risco de sofrer uma overdose, o que acarreta a falência de órgãos como o coração, levando à morte.
Para identificar uma overdose, observe se o usuário apresenta convulsões, agitação, febre, dor no peito e pressão alta. Esta situação é emergencial e a pessoa deve ser levada rapidamente ao hospital.
O uso constante gera dependência, já que o corpo se acostuma com a substância. Isso faz com que a pessoa não consiga controlar o seu desejo de usá-la.
Como funciona o tratamento contra da cocaína?
Largar a cocaína é um desafio quase impossível de ser vencido sozinho. Por esta razão, é altamente recomendado que o usuário vá para uma clínica de recuperação.
Este espaço proporciona afastamento dos lugares de acesso à droga e tanto o usuário como a sua família recebem apoio de profissionais capacitados. A internação pode acontecer de forma voluntária, por vontade própria do usuário, ou involuntária, quando a família se responsabiliza pelo tratamento.
Aos cuidados de uma equipe interdisciplinar, o paciente passa por um processo de desintoxicação. Nesse período, a equipe também investigará enfermidades decorrentes do vício e da abstinência.
Paralelamente, o indivíduo terá acompanhamento de psicólogos para entender por que se envolveu com a droga. Esse é o primeiro passo para mudar.
Cotidianamente, ele tem uma rotina e algumas atividades: recebe alimentação em horários determinados, há profissionais que propõem práticas de atividades físicas que estimulam o bem-estar e ajudam no tratamento, além de terapias diversas.
Tudo isso ajuda a fortalecer o indivíduo para que ele continue afastado da droga e tenha vontade de escrever uma nova história ao ser reinserido na sociedade.
O Instituto Abraão oferece tratamento para usuários de cocaína. Converse conosco!