Como saber se uma clínica de recuperação é confiável?
23/10/2020
A internação é um dos tratamentos que mais traz resultados na reabilitação de dependentes químicos. Porém esse sucesso também está condicionado à qualidade e comprometimento da clínica com o seu trabalho.
Daí a importância de escolher a clínica ideal. Mas como descobrir se ela é confiável? Separamos quatro dicas para você!
Apresentação completa
Uma instituição passa credibilidade quando ela é facilmente encontrada na internet, tendo um site oficial. Outro ponto positivo, mas não obrigatório, é possuir páginas em redes sociais como Facebook e Instagram.
O site é a base de tudo, pois é nele que se encontrarão informações sobre:
- A missão e os valores da clínica.
- O público atendido (homens, mulheres, adolescentes, adultos e/ou idosos).
- Os problemas tratados (alcoolismo, drogas, distúrbios, etc.)
- A infraestrutura existente.
- A equipe (médicos, psicólogos, terapeutas, nutricionistas e outros.)
- Os tipos de internação disponíveis.
- Se há serviço de remoção.
- E muitas outras informações pertinentes.
Fique atento também à coerência entre o que é postado nas redes sociais e as informações do site. Se identificar divergências, desconfie!
Comunicação rápida
A clínica também deve contar com vários meios de comunicação como número de telefone, WhatsApp, e-mail, Messenger e chat com atendente.
Se o atendimento é iniciado o mais breve possível por alguém que entende o que estão passando o usuário e a família, esse é um excelente sinal.
Avaliações e comentários
Outro ponto essencial é pesquisar avaliações sobre o local na internet. É comum que familiares de usuários e os próprios pacientes que já realizaram tratamento na clínica deixem comentários sobre a sua experiência.
Através deles é possível conhecer um pouco mais do cotidiano dos internos e descobrir se as pessoas saem reabilitadas após o tratamento oferecido ali.
Instalações
Antes de tomar uma decisão final, pergunte se é possível visitar as instalações da clínica. Esta é uma oportunidade de conhecer pessoalmente os responsáveis pelo tratamento e verificar se o que está na internet é de fato o que é oferecido para então optar por este ou aquele local.
Atenção com a família
A dependência química é uma situação que pega a maioria das pessoas despreparadas. Cabe aos profissionais especializados ajudar as famílias a entenderem e aprenderem a lidar com este problema.
Por isso, observe se há um blog no site da clínica onde você possa aprender mais sobre o assunto e pergunte também se a instituição oferece algum tipo de apoio psicológico para os familiares diretamente envolvidos com o usuário.
Quer conhecer um lugar onde realmente se preocupam com seu bem-estar? Entre em contato com o Instituto Abraão através do nosso formulário de atendimento, chat ou Whatsapp!