Onde encontrar clínica para dependente químico para menor?
25/03/2021
De acordo com a nossa legislação, a maioridade é alcançada aos 18 anos. Portanto, considera-se menor de idade aqueles que têm menos de 18 anos, salvos os casos de emancipação.
A juventude é uma fase da vida em que naturalmente as pessoas fazem experimentações. O problema é que, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, em 2016, os jovens estão consumindo drogas e/ou álcool cada vez mais cedo.
Para se ter uma ideia, mais da metade dos jovens entre 13 e 15 anos entrevistados pela pesquisa já tinham consumido álcool e quase 10% deles já experimentaram drogas ilícitas.
Esses dados são alarmantes se considerarmos que a maior parte dos dependentes químicos começou a usar essas substâncias ainda na adolescência. Assim, vê-se que cada vez mais pais estão passando por uma luta contra as drogas dentro de suas casas.
Saiba como encontrar uma clínica para internar um dependente químico menor de idade.
A internação de um menor de idade
Quando alguém tem menos de 18 anos, a decisão de interná-lo deve vir do seu responsável legal, geralmente o pai e/ou a mãe.
Assim sendo, o adolescente pode concordar com o tratamento e ir voluntariamente à clínica – ocasião em que ocorrerá uma internação voluntária – ou ser internado involuntariamente, isto é, contra a sua vontade.
Neste último caso, ele geralmente é removido de onde esteja para a clínica pelos próprios pais ou por uma equipe especializada. Não é necessária uma ordem judicial para que isso aconteça. Basta que os pais se responsabilizem pela estada do jovem durante o tempo em que ele estiver internado.
O Ministério Público será comunicado pela clínica em até 72h em caso de internação involuntária.
Como encontrar uma clínica adequada?
Diversas clínicas atendem a jovens que precisam se reabilitar. Algumas delas, inclusive, têm equipes especializadas apenas nisso. De qualquer forma, é importante estar atento a uma série de fatores antes de escolher um local. Veja algumas dicas:
- Verifique se a Clínica está com a documentação em dia: cheque se ela tem de fato CNPJ e inscrição municipal, se é uma empresa legalmente constituída.
- Busque conhecer a reputação do local: faça buscas na internet, procurando conhecer a opinião das pessoas sobre o lugar e as reclamações delas, caso haja. Tente contato com indivíduos que estiveram internados ou seus familiares e busque saber o que acharam.
- Faça uma visita pessoalmente: aproveite a oportunidade para avaliar o atendimento, a estrutura do lugar e conhecer a equipe.
Seguindo estas três dicas, você minimiza as chances de errar ao internar seu ente querido. O Instituto Abraão dispõe de uma equipe experiente e especializada no tratamento de menores de idade. Venha conhecer nossas instalações.