Quantas latas de cerveja posso beber por semana?
23/10/2020
Os convites para beber cerveja são muitos em churrascos, festas e happy hours, mas é preciso ficar atento: mesmo sendo vendida legalmente, a cerveja e outras bebidas alcoólicas podem causar dependência química em qualquer pessoa, desencadeando problemas de saúde e nas relações sociais.
No texto de hoje, entenda qual é o limite semanal de cerveja considerado normal para o consumo. Assim você evita entrar para as estatísticas de dependência ou de doenças causadas pelo consumo excessivo de álcool. Confira!
A quantidade recomendada
Um estudo liderado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, concluiu que a quantidade de consumo aceitável de cerveja é de até sete latas por semana, o que equivale a 190 gramas de álcool.
A análise envolveu cerca de 600 mil pessoas em 19 países e indicou que a maior parte delas bebe uma quantidade maior do que a indicada. Os cientistas defenderam a necessidade de se criarem diretrizes e campanhas para a redução de consumo.
Há um jeito certo de beber cerveja?
Algo importante de ser destacado é que, além da quantidade de bebida ingerida, as pessoas devem ficar atentas à frequência de consumo.
Dizer que a recomendação são sete latas por semana não significa, por exemplo, que uma pessoa esteja liberada para consumir tudo isso apenas em um dia da semana. Saiba que o fígado é responsável por cuidar do álcool que ingerimos: como ele não é uma substância natural do corpo e necessária para a sobrevivência, é normal que o organismo queira expulsá-lo. Cabe ao órgão então fazer a metabolização do álcool para que posteriormente ele seja removido através da urina.
A questão é que o fígado possui a capacidade de trabalhar apenas com 14 gramas de álcool por hora. Enquanto isso, a parte excedente da substância continua a circular pelo organismo, deixando um rastro de intoxicação e de destruição de tecidos até que seja completamente metabolizada.
Os riscos do consumo elevado
A médio e longo prazo, o indivíduo pode desenvolver doenças diversas, em especial as cardiovasculares e as hepáticas.
A pesquisa feita em Cambridge também mostrou que aqueles que bebem de 100 a 200 gramas semanais de álcool desperdiçam seis meses de sua vida. Quem consome quantidades maiores está fadado a ter sua existência encurtada em até 5 anos.
É importante estar atento ao volume consumido. E se você notar algum sinal de que a situação está fora de controle, procure ajuda! O Instituto Abraão oferece atendimento especializado em alcoolismo para homens, mulheres, adolescentes, adultos e idosos. Entre em contato conosco!