Como funciona um programa especializado na recuperação da dependência química
12/11/2021
A dependência química é um problema grave de saúde, e afeta não só o dependente químico, mas também seus familiares.
As clínicas de recuperação são locais que possibilitam tratamento adequado e especializado para esse tipo de problema.
Esses locais possuem uma estrutura especializada e direcionada para o tratamento e suporte do dependente químico durante o processo de recuperação.
Desde a internação, o paciente recebe o auxílio necessário para passar por todas as fases do tratamento.
A clínica de recuperação, é um local preparado para acolher dependentes químicos que querem melhorar de vida. O tratamento todo é voltado ara recuperação do paciente, com foco na sua reinserção social, sem perigo de recaídas.
Como funciona a clínica de reabilitação
Antes de iniciar o tratamento, o paciente passa por uma triagem e avaliação, onde é feito uma pesquisa de seu estilo de vida atual, grau de dependência, e vários exames para detectar possíveis problemas de saúde.
O início do tratamento começa com a desintoxicação do paciente, com o objetivo de promover a eliminação das drogas e/ou álcool do organismo.
É essencial que o paciente seja tratado por uma equipe multidisciplinar, pois a dependência química é uma doença muito específica e a equipe tem que estar preparada para tudo o que ocorre no tratamento.
Tratamentos
O tratamento em uma clínica de recuperação pode variar de acordo com cada caso, pois após a avaliação já é possível ter uma noção do quanto a pessoa estava dependente de álcool ou drogas.
Além do nível de dependência, o tempo de consumo e a frequência do uso também são analisados.
Além da desintoxicação, o tratamento inclui terapia individual e em grupo, uso de medicações, atividades físicas, exercícios laborais e outros benefícios que vão auxiliar o paciente que estiver em recuperação.
Tipos de Internação
Internação Voluntária – nesses casos o tratamento é feito de acordo com o consentimento do próprio dependente, que assina uma declaração alegando estar ciente que está iniciando um tratamento em uma clínica de recuperação.
Nesses casos, o paciente tem consciência que não conseguirá se livrar das drogas sozinho e que precisa de ajuda profissional. Um acompanhamento médico também é feito nesses casos.
Internação Involuntária – esse tipo de internação não depende do consentimento do dependente, pois ele está em um estágio de dependência que não possui mais consciência do seu estado.
Esse tipo de tratamento é indicado quando o dependente químico começa a representar uma ameaça para outros e para si mesmo. Ocorrem mediante pedido de familiares de primeiro grau, e um laudo médico, que conste a necessidade do tratamento, mesmo contra a sua vontade.
Internação Compulsória – é determinada pelo juiz e não dependente da autorização de seus pacientes nem de familiares.
O laudo médico também é necessário nesses casos, pois é preciso comprovar que a pessoa precisa de um tratamento especializado para ficar longe das drogas e do álcool.
As atividades desenvolvidas em clínicas de recuperação ajudam o dependente na retomada de sua vida e criação de hábitos mais saudáveis. O Instituto Abraão oferece o que há de melhor em tratamento nessa área.
Agende uma visita conosco!