Como a fé pode ajudar a abandonar as drogas?
18/11/2022
Já está mais do que comprovado que a dependência química é uma doença e, como tal, requer tratamento especializado, isto é, feito por profissionais de saúde que precisam acompanhar o paciente em todas as etapas da sua luta contra o vício, especialmente nos primeiros meses, durante e após a internação.
Porém, apesar de serem muito importantes, o tratamento medicamentoso e as terapias não são os únicos instrumentos que podem ser usados para combater o vício e no post de hoje falaremos exatamente sobre um deles: a fé e o quanto ela pode ser útil para a recuperação de um adicto.
Não deixe de ler o artigo!
Como a fé pode ajudar?
Não é de hoje que as religiões exercem um papel importante na sociedade. Isso acontece porque elas sempre tiveram, ao longo do tempo, a tarefa de ajudar as pessoas a lidarem com as adversidades, colaborando para que possam enfrentá-las com esperança e resiliência.
Em um tratamento contra a dependência química, o paciente trava diversas batalhas até sua recuperação: a primeira delas é o processo de desintoxicação, que costuma ser doloroso e muitas vezes requer uso de medicação indicada por psiquiatra.
Em seguida, o tratamento psicoterápico se inicia e com ele a percepção do quanto a vida foi afetada pelo vício, quanto tempo se perdeu e o quanto precisa ser reconstruído – chegando-se à conclusão de que nem sempre reconstruir completamente é possível.
A etapa das terapias, buscando recuperar mobilidade, coordenação motora, rapidez de raciocínio e uma série de outras habilidades perdidas também tem seus desafios e não é fácil enfrentar cada um deles.
Em todas essas fases, a fé costuma ser uma importante aliada, confortando cada um e mostrando que, por mais difícil que seja, é possível avançar na busca por mais qualidade de vida e reconquista do que a dependência química tirou.
Instituto Abraão
Entre os cristãos, Abraão é um homem que conseguiu superar seus próprios limites, avançando e conquistando sucesso, apesar das dificuldades que enfrentou ao longo de sua caminhada. Esta é exatamente a nossa proposta: que você e sua família possam avançar no tratamento e conseguirem, com a ajuda da fé, reconstruir os laços afetivos que os unem.
É pensando nisso que temos momentos dedicados a nutrir não somente o corpo, mas também o espírito de cada um dos nossos internos, procurando prepará-los para enfrentar os desafios que surgirem sabendo que, ainda que tudo fique mais difícil, Deus está conosco e nos auxilia a passar pelas dificuldades.
Se você já passou por diversas clínicas e não conseguiu ser bem-sucedido no tratamento, que tal cuidar não apenas do corpo, mas também do espírito? O Instituto Abraão pode ajudar! Venha conversar com nossa equipe e entender melhor nossa proposta!