Como a religião pode ajudar no tratamento das drogas?
23/04/2019
Diversos estudos conduzidos no Brasil e no exterior vêm demonstrando que a religião é fator chave para o tratamento da dependência química.
Um em particular, conduzido por Zila Van Meer Sanchez, em sua tese de doutorado na Unifesp, deixa isso bastante claro e demonstra o papel fundamental que a fé e a igreja como instituição têm na recuperação de dependentes.
O abandono do tratamento convencional, obviamente, não é recomendado. Mas, quando ciência e religião se unem, o resultado na vida dos dependentes pode ser extraordinário. O próprio Instituto Abraão é uma prova disso
Mas como a religião efetivamente ajuda no tratamento contra as drogas? Como a fé e a religiosidade podem transformar e recuperar vidas?
As formas como isso acontece são muitas, mas a maioria dos autores sugere que as principais são a diminuição da ansiedade, o aumento do otimismo, a percepção do suporte social e o aumento da resiliência. Abaixo, você confere cada um desses pontos de forma detalhada. Acompanhe!
Diminuição dos níveis de ansiedade
A ansiedade está presente na vida de todo dependente químico e se torna um sentimento ainda mais intenso quando ele decide se livrar da droga e recuperar a sua vida. Nas clínicas, ela é tratada com medicamentos e terapia, mas a religião também pode ajudar muito.
A fé, a oração e a crença em Deus ajudam a acalmar a alma do dependente e lhe dão suporte para enfrentar os momentos em que este sentimento se torna insuportável. O apoio dos membros da igreja também ajuda muito neste sentido.
Assim, com menos ansiedade, o usuário consegue lidar melhor com a abstinência, o que diminui as chances de recaída e aumenta as possibilidades de recuperação. O Instituto Abraão sabe disso e alia estes dois meios para proporcionar o melhor tratamento possível aos seus pacientes.
Aumento do otimismo
O desânimo e a descrença em um futuro melhor pós-vício são os maiores problemas enfrentados pelas clínicas na recuperação de dependentes químicos. Mas com o complemento da religião este quadro pode ser mudado.
Isso porque a crença de que Deus está presente e prestando todo o suporte de que o dependente precisa para vencer o vício dá a ele a perspectiva de um futuro melhor. Essa ideia de apoio o deixa mais otimista em relação à sua situação, o que, consequentemente, lhe dá força e vitalidade para continuar lutando.
Por isso no Instituto Abraão sempre temos a fé como parceira e meio de tratamento dos nossos pacientes.
Percepção do suporte social
O suporte social é fundamental para a recuperação do dependente químico, mas nem sempre fácil de ser oferecido por uma clínica, pois, em alguns casos, até mesmo a família abandona o paciente à mercê dos cuidadores.
A religião, por sua vez, faz questão de proporcionar todo o apoio de que o usuário precisa para se recuperar. Seja em grupos de oração e de conversa, em cultos ou visitas, o apoio é algo sempre presente entre os grupos religiosos.
Assim, a religião se mostra como uma importante arma no combate à dependência química e pode ser a chave para um tratamento mais eficiente e um prognóstico com menores chances de recaída.
Aqui no Instituto Abraão, nós acreditamos nisso e temos a religião sempre presente. Em conjunto com o tratamento tradicional, usamos a fé como arma para ajudar centenas de pessoas a recuperarem tudo o que perderam para as drogas.
Se ficou interessado e quiser conhecer mais sobre, você pode acessar o nosso site ou entrar em contato conosco. Teremos muito prazer em atendê-lo!