Droga Zumbi: composição e efeitos
27/02/2023
Estima-se que hoje 11,2 milhões de pessoas no mundo utilizam drogas e diante deste cenário uma nova substância tem repercutido muito pois tem gerado alguns casos de canibalismo que seriam efeitos de seu uso.
O consumo dessas substâncias tem causado problemas a diferentes grupos da sociedade em troca de prazer momentâneo e as pessoas acabam não medindo as consequências.
A Krokodil, também conhecida como droga zumbi, é uma das drogas mais mortais que se tem conhecimento e é constituída por vários produtos químicos.
A droga surgiu na Sibéria e Rússia Oriental, e em 2004 foi relatada a primeira descrição do abuso dessa droga, se destacando pela sua capacidade de destruição, causando lesões que nunca foram observadas em outros tipos de substâncias que causam dependência.
Essa droga é uma versão mais barata do que a heroína e tem grande potencial para causar dependência.
Sua ação e efeitos são bastante rápidos e em razão do seu baixo custo muitas pessoas a consomem sem conhecer suas verdadeiras consequências.
É um dos entorpecentes mais perigosos do mundo e a desomorfina, que pode causar enjoo, insônia, depressão e ataques de pânico também afetam o corpo e a mente do usuário, trazendo consequências graves para a saúde.
Como a droga é usada?
Essa droga pode ser usada via oral quando misturada a bebidas ou a comidas, por meio de inalação ou injetada.
Quando pacientes chegam a emergência podem apresentar vários sintomas o que acabam confundindo bastante os médicos.
Após a aplicação da droga o usuário sente todos os benefícios da liberação de dopamina.
A droga tem um grande potencial para levar a dependência física e psíquica o que estimula um consumo maior e frequente.
A desomorfina é a responsável por induzir o efeito ansiolítico e como resultado pode causar paranóia, delírios e agitação. O organismo não consegue eliminar a substância rapidamente e isso faz com que permaneça no sangue e dificulte o funcionamento de vários processos internos.
O usuário da droga zumbi pode apresentar distúrbios mentais e não é à toa que quadros de psicose e condutas violentas acompanhem esses indivíduos.
A aparência do indivíduo assusta e a mistura pode causar úlceras pela pele além de abcessos que podem exigir amputação dos membros.
Em casos mais graves acaba decompondo os músculos e deixando os ossos expostos. Necrose e gangrena são comuns, principalmente nos pontos de aplicação da droga.
Quanto tempo dura o efeito da droga?
O efeito da droga inalada ou injetável tem duração de uma hora e meia, se ingerida ou misturada com alimentos ou bebidas.
Ela demora uns sessenta segundos para começar a fazer efeito no organismo do indivíduo e muitos usuários têm surtos de violência e atentado contra a própria vida.
Os efeitos podem ser de curto a longo prazo e os efeitos podem durar de 6 a 8 horas depois de ter sido consumido.
A substância causa ataques de pânico de longa duração, mortes e psicose, variando de pessoa para pessoa.
Essa droga ficou famosa em 2002, quando um homem atacou um morador de rua, e comeu partes de seu rosto.