Quais são os efeitos da cocaína e o que ela pode fazer ao nosso organismo?
30/12/2022
São vários motivos que podem levar uma pessoa a dependência química, e geralmente a pessoa começa utilizando drogas mais leves.
Conhecer os efeitos da cocaína no corpo é importante para informar quem faz o uso e quem não faz também.
Como é uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema. Ela também atinge outros órgãos do corpo, e é isso que faz da cocaína uma das drogas mais perigosas e também uma das mais atuantes no sistema nervoso.
Efeitos da cocaína no organismo
Os efeitos da cocaína atingem todo o corpo e isso faz com que a preocupação acerca do uso da droga seja dobrada.
Ela atua no nosso sistema nervoso central e é responsável por todas as ações corporais, que são vitais em nosso dia a dia.
Conhecer isso faz com que o uso seja repensado, ou até sejam adotadas medidas de redução de danos, observando sempre a saúde do usuário.
Mas nem sempre falar sobre os efeitos da cocaína pode fazer com que a pessoa repense o uso da droga, e por isso é fundamental a procura de uma ajuda profissional para lidar com essas questões e também fazer o manejo da abstinência.
Efeitos no coração e nos rins
Depois dos danos cerebrais, a cocaína causa muitos estragos no coração.
Por se tratar de uma droga que ativa o sistema nervoso central, ela pode acelerar os batimentos cardíacos e por isso, se a pessoa que está usando a droga tiver algum tipo de problema no coração, ela pode sofrer sérias consequências por conta do uso.
A cocaína pode causar arritmia, taquicardia e outras coisas que em longo prazo afetam seriamente a saúde.
Além disso, a cocaína também pode afetar o desempenho direto dos rins, de maneira crônica e irreversível.
Isso ocorre por conta dos hormônios que são liberados em grande quantidade, e isso sobrecarrega a função dos rins, a ponto desses órgãos não darem conta do trabalho.
O índice de intoxicação é tão alto que faz com que eles trabalhem cada vez mais, e isso dá muito problema no futuro, fazendo com que a pessoa tenha problema renal agudo, o que é algo que precisa ser avaliado e tratado com muita atenção.
Danos cerebrais
Não poderíamos deixar de dar ênfase aos danos cerebrais, que são os que mais preocupam pois afetam diretamente o sistema nervoso central.
A toxina presente na cocaína tem acesso direto ao nosso cérebro, e lá faz todo tipo de alteração, que deve ser observado atentamente, pois é nessas alterações que começamos a observar os efeitos da cocaína, sendo então o primeiro local onde ocorre esse efeito.
Primeiro, ele diminui consideravelmente o número de neurônios, mas aumenta a atividade sináptica, fazendo com que as pessoas fiquem muito agitadas, e os neurônios aos poucos vão sendo eliminados por conta da alta taxa de intoxicação, e também por outros distúrbios causados pela droga.
Esse aumento na atividade sináptica gera alucinações, o que é muito perturbador, e é um dos efeitos da cocaína mais perceptíveis, sem que se precise de nenhum exame, exatamente por ser devastador e acabar com todos os neurônios.