O que é o tratamento para alcoólatras e como internar
15/02/2022
Consumir álcool em excesso é um problema que afeta pessoas de várias idades, gênero e diferentes classes sociais.
Quando há necessidade, a internação hospitalar é a opção mais indicada, pois a pessoa precisa se desintoxicar e aprender a viver sem o vício.
Se não for devidamente tratado, o vício em álcool pode comprometer aspectos importantes da vida pessoal, profissional e social.
Por isso, reduzir os impactos da bebida alcoólica sobre a saúde mental e física é um grande desafio desses centros de reabilitação.
As pessoas bebem devido a fatores emocionais, dificuldades para lidar com as adversidades da vida e herança familiar. Todos esses fatores influenciam bastante na opção por beber muito.
Muitas doenças como depressão, desequilíbrio mental, anemia grave e cirrose hepática aparecem em consequência do alcoolismo.
Ainda que a gente não possa falar em uma cura permanente, o vício no álcool pode ter seus efeitos atenuados.
Para isso, é preciso recorrer a uma clínica especializada e reconhecida para o tratamento contra a dependência química.
Somente um tratamento sério, completo e multidisciplinar será possível controlar os efeitos que o álcool causa sobre o organismo.
Para os casos mais simples, o apoio da família, amigos e participação em grupos de apoio são boas estratégias para reduzir o uso de álcool.
Mas quando o problema é grande, o ideal é buscar ajuda profissional e encaminhar a pessoa para um tratamento. Esse tratamento exige um uso de medicação para desintoxicar o organismo do indivíduo e também é preciso um acompanhamento psicológico contínuo.
Internação voluntária e involuntária para o tratamento de alcoolismo
A internação voluntária é aquela que ocorre com a vontade e o consentimento do dependente, pois ele reconhece a necessidade e que precisa de ajuda.
Já no caso da internação involuntária, é específica para os tratamentos mais graves, que é quando o viciado em álcool não concorda com o tratamento ou acha que não precisa dele.
Devido aos efeitos que o álcool causa no organismo, a família decide recorrer a esse procedimento. Essa decisão de internar o dependente de álcool para realizar o tratamento, mesmo contra a sua vontade, é legalmente amparada pela Lei 10.216 – que assegura aos familiares o direito de intervenção mediante a necessidade de salvar a vida da pessoa alcoólatra.
Quando a internação é indicada
A internação é o melhor tratamento e o mais indicado quando o indivíduo está completamente dominado pelo vício.
Muitos dependentes perdem a capacidade de entender o que é certo e errado e acabam se transformando em uma ameaça para si e para a sociedade.
O objetivo da internação é proporcionar ao alcoólatra as condições necessárias para não arriscar mais a vida e promover a sua recuperação.
A família e os responsáveis devem tomar essa decisão antes que a situação se torne mais grave ou até irreversível.
A internação é a melhor solução para minimizar os impactos decorrentes desse problema, e a clínica escolhida deve ser especializada e oferecer o melhor tipo de tratamento para alcoólatras.